terça-feira, 15 de março de 2011

Samariquinha se inspira e divulga: Susana Tavares


“Samariquinha se inspira e divulga” esse é o nome da mais nova coluna desse blog. A idéia é mostrar pessoas, suas vidas e trabalhos inspiradores, seja no universo das artes plásticas, moda, literatura, craft ou qualquer outro mundo onde a criatividade se concretiza em forma de arte. Acho muito válido criar essa rede entre os blogs de artistas de diversos seguimentos. 

As entrevistas indubitavelmente são uma forma que encontrei de continuar exercendo uma das minhas paixões dentro do universo jornalístico. Também uma maneira interessante de descobrir o processo criativo desses artistas, coisa que sempre me desperta curiosidade e que me faz aprender, sempre.

A primeira convidada desse espaço é uma artista plástica portuguesa que transformou seu autodidatismo em realização profissional. Susana Tavares encanta nossos olhos com seus quadros, cartões, colares e onde mais a sua arte consegue expressão. No seu traço original as cores ganham caminhos e formas inusitadas, assim como os diversos materiais inseridos em suas obras. Conheça um pouco mais sobre a artista no bate papo abaixo.

1- Susana de onde vem esse amor pela arte? Como a mesma começou a fazer parte da sua vida? Você estudou artes plásticas ou é autodidata?

O meu amor pela arte vem da minha paixão pelas cores e formas, como expressão de sentimentos. Surgiu de uma forma natural e espontânea na altura certa da minha vida e começou como um processo de auto descoberta que se acabou por transformar em auto-realização.
Até 2002 eu exercia atividade de educadora infantil, e nesse ano depois do verão, comecei a explorar de forma autodidata, as minhas capacidades criativas aplicadas às artes plásticas.

2- Você tem um atelier?

Tenho um atelier em Lisboa, Portugal, que funciona com duas lojas na Internet, orientadas para o mercado nacional e internacional, onde qualquer um pode adquirir uma peça. Tenho também algumas parcerias com lojas em algumas das maiores cidades em Portugal.
Vou começar agora a trabalhar com uma galeria de arte em França, que se chama l’arte de l’enfance, um projeto pelo qual estou feliz de poder participar. Com a regularidade possível e dentro das oportunidades que vou tendo, faço exposições de pintura.

3-Fala sobre o seu processo criativo. Aquele caminho aonde as idéias vão encontrando eco e se transformando em algo real. O que te inspira? Quais são as suas referências?

O meu processo criativo faz-se a partir de um momento, uma expressão, uma fotografia, uma palavra… qualquer coisa pode ser inspiração, desde que toque o meu coração e me faça querer expressá-la.
O meu processo é muito intuitivo. Um trabalho começa normalmente num desenho, num esboço, num rabisco numa folha, ou a partir de um fundo livre em que misturo o que me apetece no momento e o que me deixa feliz, a partir do qual se estabelece um diálogo entre o que me vai surgindo na tela e aquilo que dai sou capaz de interpretar da história que ela me está querendo contar. Como se olhando com atenção, a tela nos desse pistas para descobrir uma história que se vai clarificando, á medida que esse diálogo, essa conversa com a tela vai se desenrolando.
Tenho a sorte de viver numa época em que existe uma diversidade enorme de bons artistas cujo trabalho admiro, alguns há algum tempo e outros que acabo de descobrir. Mistele Kirgen, Misty Mawn, …. Para citar alguns.

 

4-Acompanhando o seu trabalho é inevitável perceber que mesclas diversos materiais. Além de criar texturas interessantes, é uma forma que você encontrou de reciclar alguns materiais? Parece que na sua vida pessoal também existe uma preocupação salutar com o meio ambiente e bem estar...

Sim! Eu adoro reciclar materiais. Quase tudo tem potencial artístico para fazer parte de um quadro, para criar texturas interessantes… No meu ateliê, pouco se perde. Penso que é muito importante preservar e tratar bem o planeta Terra, que nos acolhe e sustenta. São valores que gosto de passar para os meus filhos e viver em família.
 

5-Se você tivesse que descrever o DNA do seu trabalho como seria? 

Se o meu trabalho fosse um DNA, teria a forma de uma árvore frondosa, em que as raízes bebem das energias do interior da Terra e os ramos e folhas apontam para o céu como forma de crescimento e perfeição espiritual.
6- A poesia está intrínseca ao seu trabalho, pelo menos é o que deixa transparecer quando o descreve no seu blog. Queria que você falasse um pouco a respeito do projeto  "Today I am..." que tem por objetivo a descoberta do eu interior através da imagens.
Eu penso que o que está mais ligado ao meu trabalho e ao qual eu dou muita importância é à simbologia dos elementos, como a Lua ser símbolo de feminilidade, mãe, criadora. Essa é a forma que eu tenho de expressar o que para mim é importante na vida e o que quero abraçar e se possível, inspirar os que me rodeiam.
O projeto Today I am é um projeto que, através de imagens, cores e palavras, está focado em levar as pessoas a redescobrirem a sua verdadeira essência interior, a encontrarem-se ou apenas a terem a capacidade de apreciar simples momentos inspiradores e felizes.
O nome do projeto não surge por acaso. Quando se faz uma afirmação tão forte como “Eu sou…” (I am), estamos na realidade a definir-nos a nós próprios.
O convite que eu faço é o de se descobrirem, se forem capazes de se reconhecer na minha obra.
7-Recentemente a revista Somerset studio Gallery , publicou 2 quadros seus  que pertencem a esse projeto. Conta como foi essa experiência de estar numa publicação tão bem conceituada no mundo da arte.
Ser publicada pela Somerset Studio foi maravilhoso. Mais um sinal de que estou no caminho certo. Quando recebi a notícia fiquei uns minutos a olhar para o computador surpresa, e depois… Muitas lágrimas. 
Por falar nisso, vou fazer um give away, deste número da revista em que fui publicada… Por isso fiquem atentas e para participarem, terão de seguir o meu Blog.

8-A Sua arte sai das telas tradicionais e encontra abrigo em um mundo de produtos, como colares, broches, cartões, cases para ifone por exemplo. Foi sempre assim ?

Sim é verdade, eu tenho uma série de produtos com a minha imagem que eu também adoro desenvolver em paralelo com os quadros, com o conceito de arte para usar, mostrar e espalhar boas energias.



 9- Você também transforma fotos em quadros, concretizando um trabalho extremamente personalizado, interpretando fotos e construindo uma obra única. Na sua opinião qual o motivo de o trabalho personalizado tanto na arte, como no mundo craft estar ganhando mais espaço?

Para mim é sempre um prazer receber uma encomenda de um retrato de família, onde posso representar o amor que partilham e possibilitar aos meus clientes conectarem-se com a arte de uma forma personalizada e íntima.
Penso que vivemos num tempo em que o conceito one size fits all, está completamente ultrapassado. O espaço que refere, na minha opinião, resulta de começarmos a entender a arte e o craft como formas de poder expressar também a nossa própria personalidade, valores, crenças e gosto pessoal.

10-Além de inventar mil formas de expressar a sua arte e comercializá-la para o mundo inteiro através de duas lojas virtuais, têm três filhos e ainda dar aulas e workshops. Como otimiza seu tempo? Por favor, divulgue também seu próximo workshop.

Pois aí está uma ótima pergunta que se resume em muito trabalho! Não é fácil conciliar tudo, mas eu faço o que amo de paixão. Divido normalmente o meu tempo em dois, metade para a internet e computador, metade para o ateliê e para a criação. Faço muitas listas… Do que fazer, idéias, projetos… No fundo, eu sou uma empresa e uma mãe ambulante, que tenho de ter idéias, criá-las, comprar materiais, embalar, enviar, fotografar, editar, escrever, brincar… Mãe, pintora, professora, crafter… Ufa!
Ainda não existe data para o próximo workshop… Talvez em Março.

 11- Eu sei que aqui no Brasil, através do Flickr, você tem uma legião de fãs. Nós queremos saber se nos seus planos existe um desejo de expôr suas obras por aqui.
Um abraço para todas as minhas fãs aí no Brasil. Sim adoraria expôr as minhas obras nesse País maravilhoso, ou quem sabe dar um Workshop.

Para conhecer mais o trabalho da artista:
http://ateliersusanatavares.blogspot.com/

Loja virtual (Envia para o mundo inteiro)
http://www.etsy.com/shop/susanatavares

http://www.flickr.com/photos/atelierdosmiudos/ 

Obrigada Susana, pela atenção e carinho. Espero que vocês tenham gostado e sugiram novos nomes para próximas entrevistas! Aproveito para fazer um link para um blog que também tem criado essa rede entre artistas, o Peixes em Peixes, do tecelão Alexandre Heberte.






23 comentários:

  1. Mi parabéns por esta iniciativa de trazer entrevistas e trabalhos de outros artistas para seu blog. Esta rede de trabalho, afeto, e talento, só fortalece a arte em geral. Envie meus parabéns a Susana. Bjs Silvana Matos

    ResponderExcluir
  2. Oi Michele
    Que linda essa sua idéia
    Não conhecia ainda o trabalho da Susana Tavares e estou fascinada
    Amo esse traço com feições de menina/boneca...muito me encanta
    E como fotos ...familia ficou divino
    Vou no blog conhecer o trabalho dela
    Lindo demais ,...estou apaixonada
    Lindo assim como o seu, suas almofadas que tb me deixam apaixonada
    Beijo Mi e obrigada por postar essa super dica

    ResponderExcluir
  3. Adorei a entrevista, e a arte dela é realmente inspiradora...

    ResponderExcluir
  4. Micheline muito obrigada :)
    Um beijo grande

    ResponderExcluir
  5. Oi Micheline!
    Muito boa a entrevista. Excelente iniciativa. Na maioria das vezes vemos entrevistas mas num contexto puramente comercial e você foi muito além. A Susana mostrou é mulher de verdade,pois conciliar trabalho, casa, ateliê e três filhos, não é tarefa fácil, só sendo mulher mesmo. Parabéns às duas.
    Espero ver muito mais por aqui!
    Beijos,
    Helck
    arteandprosa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Mi, querida, que idéia maravilhosa essa!!!! Eu já admirava o trabalho da Susana no Flickr - ela realmente chamou minha atenção com seus desenhos tão lindos e inspiradores - e agora, depois de ler essa entrevista, estou maravilhosamente encantada!!!! Parabéns!!! Prá vocês duas!!!
    Beijo grande

    ResponderExcluir
  7. Oi Mi.
    Como sempre voce me surpreende mais uma vez.
    Fantástica a sua entrevista com a Susana.
    Sem dúvida a arte dela é maravilhosa e agora depois desta entrevista passou a ter um valor maior ainda pelo menos para mim.
    - Uma artista grande, sob a visão de outra grande artista -
    Parabens pra Susana e mais ainda a voce pela bela iniciativa.
    Agora é s´esperarmos para ver o que de mais belo voce nos apresentará pois sei que vais longe.
    Tomara que alguem tambem use este recurso para entrevistá-la em breve.
    Beijãozão.

    ResponderExcluir
  8. Excelente iniciativa.

    Parabéns pelo início de entrevistas com uma artista maravilhosa e tão completa. A Susana além de ser uma menina linda e dócil, ela coloca muito amor e energia nos seus trabalhos e vida. Direi que os trabalhos dela se entre cruzam com a vida privada. Os olhares carinhosos das suas personagens são os olhares carinhosos da sua família.
    Parabéns às duas, que aqui também se completaram. Beijos.

    ResponderExcluir
  9. mas começou bemmmmmmmmmmmmmmm, hein?????
    maravilha!!!!
    beijocas

    ResponderExcluir
  10. Gostei imenso da entrevista da artista Susana Tavares. Para mais tenho o grato privilégio de ser minha familiar.E digo-o em segundo plano, depois de realçar o trabalho da Susana, porquanto tal facto não me tolda a capacidade de admirar o empenho e o amor que a minha querida Susana impregna em tudo o que realiza.Um beijinho muito grande e muitos Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  11. A great interview from a talented artist and lovely lady!!

    ResponderExcluir
  12. Uma ótima entrevista mesmo!! Susana é super talentosa! Parabéns a vocês pela iniciativa.

    ResponderExcluir
  13. Adorei a entrevista, flor tem selinho no meu blog pra vc. bjs

    ResponderExcluir
  14. Gostei da postagem, os trabalhos são lindos.
    O porta retroz minha amiga comprou no Wallmart, nos EUA. Fiquei feliz por visitar meu blog. Beijos Kátima

    ResponderExcluir
  15. Que lindooo, amiga!! Essa veia jornalística em vc não pode deixar de pulsar, viu?! Parabéns pra vc e pra Suzana, que tb admiro muitooo!!!
    Bjinhos
    =))

    ResponderExcluir
  16. Susana Tavares é um luxo e a entrevista ficou uma delicia de ser ler, adorei Mi. Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  17. Mi adorei a dica para chegar no Dedo de Prosa Têxtil, muito obrigado pelo carinho...

    ResponderExcluir
  18. Oi Michele, saudade de suas postagens. Parabéns por mais esta iniciativa super criativa, adorei o trabalho da artista e o texto ficou muito bom! Dê uma passada no flckr para ver as fotos de minha passagem por Belém. Beijus, JACI

    ResponderExcluir
  19. Mi, adorei a idéia da coluna e mais ainda sua convidada. Admiro muito o trabalho da Susana pelo Flickr, e fico morrendo de inveja (branca) das portuguesas que podem participar dos workshops que ela promove.
    Parabéns para as duas !
    Bjs !

    ResponderExcluir
  20. Seu espírito de artista encontrou outra grande artista que merece o reconhecimento e os nossos aplausos!
    Aplausos para você também que nos presenteou com as palavras da Susana... Parabéns e leve em frente esta coluna - um incentivo a quem ama as artes!

    ResponderExcluir
  21. Obrigada a todos que deixaram seus comentarios aqui nessa coluna.Antes do mes acabar teremos a proxima entrevista!um beijo,Mi

    ResponderExcluir
  22. Oi Micheline, parabéns por essa maravilhosa iniciativa.
    Para nós é mais um encontro com pessoas especiais que nos trazem conhecimento e enriquecimento.
    Obrigada por compartilhar conosco essa descoberta.
    Bjs
    Sonia

    ResponderExcluir