quarta-feira, 30 de maio de 2012

O que você ama mesmo?

Rubem Alves tem livros maravilhosos, é um autor fundamental para quem desejar abrir a cabeça sobre diversos temas, inclusive educação.Um a nova educação.Essa frase foi retirada de um dos sábios textos dele.Aproveito para fazer um convite a todos para lermos esse texto curtinho, mas tão verdadeiro.Depois você se quiser me deixa uma listinha de 4 coisas que você ama e não vive sem.Eu tenho uma lista imensa mas deixo aqui 4 coisinhas:Beijinho na nuca, cheiro de dama da noite,focinho gelado do meu cachorro me cheirando, bordado com novela e aquela sensação de frio na barriga que a gente sente quando chega num lugar totalmente novo.

Uma professora me contou esta coisa deliciosa. Um inspetor visitava uma escola. Numa sala ele viu, colados nas paredes, trabalhos dos alunos acerca de alguns dos meus livros infantis. Como que num desafio, ele perguntou à criançada: "E quem é Rubem Alves?". Um menininho respondeu: "O Rubem Alves é um homem que gosta de ipês-amarelos...". A resposta do menininho me deu grande felicidade. Ele sabia das coisas. As pessoas são aquilo que elas amam.

Mas o menininho não sabia que sou um homem de muitos amores... Amo os ipês, mas amo também caminhar sozinho. Muitas pessoas levam seus cães a passear. Eu levo meus olhos a passear. E como eles gostam! Encantam-se com tudo. Para eles o mundo é assombroso. Gosto também de banho de cachoeira (no verão...), da sensação do vento na cara, do barulho das folhas dos eucaliptos, do cheiro das magnólias, de música clássica, de canto gregoriano, do som metálico da viola, de poesia, de olhar as estrelas, de cachorro, das pinturas de Vermeer (o pintor do filme "Moça com Brinco de Pérola"), de Monet, de Dali, de Carl Larsson, do repicar de sinos, das catedrais góticas, de jardins, da comida mineira, de conversar à volta da lareira."
[Rubem Alves - Os Ipês Amarelos]

9 comentários:

  1. Oi Mi, bom dia, que lindo texto, tb gosto muito dos escritos do Rubem Alves, até assisti uma palestra dele,algum tempo atrás. Eu amo de paixão minha família, meus amigos, que graças a Deus, são muitos, meus livros, flores, coisinhas antigas, cozinhar, de casa cheia, de receber visitas inesperadas, de escrever poesias, de ler muito, etc, agora o que eu sou apaixonada mesmo é ouvir os netinhos dizendo: vovó eu te amo, nossa isso me derrete e faz valer todos os percalços que a vida nos apresenta. Bjs, querida, gostaria muito de conhecê-la pessoalmente, vou à Mega no dia 29/06, quem sabe não é o dia que vc irá? Bom dia, que os Anjos lhe protejam!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Ei Micheline!!! Sou fã dos seus trabalhos!Tão lindos!!
    E vc tem olhos para belos e profundos textos!!
    Eu amo Ruben Alves!!!
    E estou aqui a pensar na minha listinha que també é muito grande mas vou escolher quatro...
    a minha família reunida,
    a festa que meus cachorros fazem quando chego em casa,
    cafuné no rosto com olhos nos olhos,
    sentar para comer picolé de abacate depois da casinha estar arrumadinha!!
    Que delícia viu!!!
    Amo tudo por aqui!
    Beijos e uma feliz quarta feira!

    ResponderExcluir
  3. Adorei seu post... Posso dizer que, depois de um dia cheio, abrir o computador e ver ou ler alguma coisa inspiradora é algo que adoro. Tomei a liberdade e compartilhei seu post no FB, afinal, mais gente merecia ler essa lindeza. Bjs, bjs!

    ResponderExcluir
  4. amei...obrigada por este post.
    Um abraço, Simone

    ResponderExcluir
  5. Muito lindo seu trabalho, parabéns!
    :D
    Bom final de semana!

    ResponderExcluir
  6. Oi Mi! Adorei encontrar seu blog! Sua costura e bordados são lindos!!!! Sou seguidora de numero 1000!!! Venha também conhecer meu espaço!!! Agora vou acompanhar seu trabalho!
    Bjos
    Mel

    ResponderExcluir
  7. Mais uma vez vou dizer que seus trabalhos são lindos. As frases e poemas que usa são d+. As quatro coisas que mais gosto? Marido, filhos, bom humor e costurar. Além é claro de ver coisas lindas no blog das amigas.
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. OLá Micheline! Muito lindo seus trabalhalhos!! Dei uma olhada no seu atelia é fiquei apaixonada com as estampas das almofadas. Estou grávida de seis meses e procuro uma bolsa de maternidade em pachwork. E fiquei encantada com as estampas que você faz. É possivel fazer uma mala para minha pequena Cecilia, com estampas de girassois, corujas, nuvens, corações, bem colorida?? Quanto custaria?? se tiver interesse em topar esse desafio me procure!! Sou jornalista, e pode ter certeza que vou divulgar seus trabalhos!! Um abraço iluminado!!
    Brunna Guimarães
    brunna.guimaraes@gmail.com
    (61) 91584797
    Meu face: Brunna Guimarães

    ResponderExcluir
  9. Poxa Micheline, teus paninhos me deixam tonta...é cada uma mais lindo que o outro.
    Tu pode me passar o valor deles por email. Aguardo teu contato. Obrigada.

    Débora Lúcia/Recife/PE.
    dlnogueira@hotmail.com

    ResponderExcluir