terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Porque hoje é dia de festa em Sampa!

Avenida Paulista, obra de Abelardo da Hora

Eu escrevi esse texto em um outro blog, logo quando cheguei a São paulo, ainda me sentindo pisando em ovos com a cidade. Hoje posso dizer que fui adotada por ela porque a mesma conquistou o meu coração.Parabéns São Paulo pelos seus 457 anos!

Alguma coisa acontece no meu coração..."

Estação da luz
Eu via São Paulo do alto, sempre bem alto. Meus pés no máximo pisavam no granito frio do saguão do aeroporto de Guarulhos, sempre apressada, nervosa, fazendo alguma conexão. Saltava de umas asas para pegar carona em outras, assim, quase cega de medo, esse medo de voar que insiste em dar calafrios na minha alma. Eu olhava para baixo e via um mundo cinza sem fim. Meus olhos tentavam contornar a imensidão, mas logo desistia e a voz da mente dizia: Isso é monstruoso! Dentro de mim nem uma gota de desejo de desvendar as esquinas da terra da garoa. Nem a música de Caetano soava como convite e mais uma vez a cidade sumia, ficava para trás, como o jornal velho que deixei na lixeira do saguão do aeroporto.


Edificio Banespa, onde se pode admirar a cidade num ângulo de 360 graus
 Demorou dois anos, desde a última conexão em São paulo e lá estava eu de novo vendo aquela cidade de cima e cada vez mais próxima. Dessa vez não era conexão que eu ia fazer, mas o coração batia agitado porque eu carregava comigo aquela sensação de borboletas no estômago, borboletas loucas para voar, tingir de cores vivas minha nova vida que começou ali no saguão do aeroporto de Congonhas.
Bairro da pompéia em dia de feira

Parque do Ibirapuera
 Desde então quando minha mente manda aquela mensagem de não, aí não...Desconfio. O destino é mapa sem desenho, só papel branco que misteriosamente se tinge e nos carrega muitas vezes para onde jamais imaginamos. Eu costumo respeitar esse mistério.
Jardins do Bairro Bixiga

Parque da Luz, visto do Museu da Lingua Portuguesa
 Hoje moro naquela cidade que via lá de cima e curiosamente meus olhos enxergam tanta beleza! Aqui vou mergulhando devagar nas mil e uma experiências possíveis numa cidade como São Paulo e vou a passos lentos, respeitando meus medos, fotografando suas contradições, sua poesia, saboreando sua gastronomia, seus ecos, cheiros...Meu coração um dia vai casar com São Paulo eu sinto que essa história louca de amor vai se transformar em um rio cheio de cachoeiras plenas de histórias pra contar numa roda de amigos.
Feira de antiguidades na Praça Benedito Calixto

Eu e aminha irmã no Mercadão, lugar que amo!
Com aminha irmã Janice no Bairro Liberdade

5 comentários:

  1. São Paula é muita atrativa, porém, confesso que tenho um pouco de receio...
    É tudo muito grande e agitada. Diferente da vida que levo onde moro, cidade pequena, praia, calma...

    Bj

    ResponderExcluir
  2. querida amiga!
    amei seu texto... principalmente a parte que diz: meu coração ainda vai casar com essa cidade.
    Tenho paixão por SP, sempre passei férias aí. Mas nunca desejei morar. Hoje eu tenho um desejo quande de descobrir a SP que há em mim!!! Eu sou muito de lugares pequenos, mas sei admirar essa cidade LOUCAMENTE ADORAVEL E APAIXONANTE!!! Seja feliz nesse concreto cheio de vida!
    grande beijo!
    Em sua homenagem vou colocar uma foto nossa no flickr e depois no meu blog!
    beijos

    ResponderExcluir
  3. Sou suspeita para falar pois amo Sampa.
    Lindas as suas palavras.

    Mudando um pouquinho de assunto vc dá aulas? Sou louca pra aprender a costurar e fazer patchwork.

    Parabéns pelo seu trabalho.

    bjo

    ResponderExcluir
  4. Sou uma carioca que mora na terrinha da garoa desde 97.
    Nunca imaginei que fosse me apaixonar assim, com tanta força, por esta cidade.

    Parabéns a São Paulo!

    ResponderExcluir
  5. São Paulo não é mais o "ame ou odeie" de tempos atrás. Agora é: "respeite e ame se for capaz". Imensa cidade, sempre crescendo e fazendo crescer. Um orgulho para o Brasil. Aproveite cada minuto.

    ResponderExcluir