segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Sábado de sol e arte bordada




Um bistrô encantador chamado Flores na Varanda, na Lapa, foi o lugar escolhido pela artista Jacirema Ferreira para expôr as suas telas de bordado. Entre um chá gelado ou café, a beleza da sua arte era apreciada por todos que passaram por ali na tarde ensolarada de sábado. Eu e meu amigo tecelão Alexandre Heberte fomos acolhidos pela anfitriã, como amigos de longa data, o que é difícil hoje em dia.

Jaci (para os íntimos), além de artista das linhas e agulhas é psicóloga com mestrado na Universidade de São Paulo e ainda exerce a atividade clínica em consultório, mas sua paixão por atividades manuais lhe rende uma boa fama. Seu trabalho já foi destaque em algumas publicações nacionais, como a revista Make.

Eu e Jaci nos conhecemos primeiro através do Flickr, como a maioria das minhas amigas daqui de São Paulo.Ontem tive o prazer de conhecê-la pessoalmente, além de outras pessoas fantásticas que estavam visitando a exposição. Nós duas temos algo em comum além da paixão pelo bordado. Ambas, descobrimos a essência desse mundo das linhas num workshop com alguma irmã da família Dumont.

Aqui deixo as fotos que não mostram nem um terço do que meus olhos apreciaram naquela tarde de verão e os convido a conhecer um pouco mais do trabalho dela.
Flores na Varanda, na Lapa

O local tem um jarsim encantador

Uma geral da exposição


Com Jaci

Esse quadro é um dos mais lindos, mas é do acervo pessoal da artista

Uma das cadelas de Jacir retratadas num bordado

Fazendo novos amigos artistas

4 comentários:

  1. Oi minha mais nova querida amiga! Adorei conhecer você, este sorriso doce e este sotaque que remete a antepassados de bilros, rendas, crochê, bordados, silêncios, convívio humano e aroma de café feito em antigos coadores de pano! Obrigada pela presença e pelo belo registro do primeiro de muitos encontros que certamente virão. Beijus no coração, JACI

    ResponderExcluir
  2. Que privilégio! Quanta coisa bonita de tirar o fôlego você viu! Obrigada por compartilhar.

    Beijos,

    Eneida

    ResponderExcluir
  3. Olá menina que borda, escreve, fotografa e muito mais! Adoramos conhecer você pessoalmente. A Jaci é responsável por maravilhas como esta. Vamos tentar outros encontros e quem sabe uma manhã de arte nossa com uma pequena mostra do que fazemos num lugar bem lindo! Se toparem vir a Campinas podemos fazer aqui. Beijo no coração Suê Galli

    ResponderExcluir
  4. Que lugar maravilhoso que eu não conhecia!!
    Eu sou Lapeana :)
    Vou lá correndo!
    Bjuuu

    ResponderExcluir