terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Uma boa dica!


O desenho com caneta mágica

Algumas pessoas me enviaram e-mail querendo saber como faço os riscos antes de bordar. Quando aprendi os primeiros pontos com a minha mãe, usava carbono e lápis, no entanto, numa das minhas aulinhas com a , que adora uma novidade, conheci a caneta que apaga, ou caneta mágica, como alguns a chamam. É uma caneta que risca o tecido e se você precisar apagar, basta passar um pouco de água em cima do mesmo e tudo some, assim, como num passe de mágica.

Tem alguns tipos no mercado. Eu prefiro as de ponta mais fininha, pois com o uso continuo, ela engrossa um pouco. Há as de duas pontas, uma azul e outra roxa, sendo que a ponta roxa faz um risco que apaga com o tempo, ou seja, caso você desenhe para bordar daqui a algumas horas, corre o risco de o desenho apagar .Mas caso vá bordar imediatamente, pode usar essa segunda ponta.

Minhas canetinhas mágicas!
Ontem estive na 25 de março e vi que na loja Metrópole, custa cerca de 12 a 14 reais, dependendo da marca. Mas quando estive no Brás, comprei uma azul por 8 reais. Infelizmente não lembro o nome da loja. Meninas esse é um instrumento bastante útil para as bordadeiras de plantão, pois não faz aquela sujeira do carbono. Já para quem usa o lápis e tinha que lavar a peça depois de bordar, isso acabou, pois com a caneta que apaga basta umas borrifadas de água, e depois um ferrinho de passar não muito quente. Para quem já usa esse acessório, peço que deixe nos comentários, algumas dicas e observações sobre a sua experiência, para ajudar a quem ainda não descobriu essa maravilha.

18 comentários:

  1. Você tem toda razão, Micheline. Essas canetas são um verdadeiro achado. Para quem faz aplicação com tecido, principalmente com a técnica da vidada da agulha, não há nada melhor.
    A propósito, que coisa mais fofa essa bailarina!

    Beijos,

    Eneida

    ResponderExcluir
  2. Micheline,

    ÓTIMA DICA!!!
    Qual é a marca? Vou procurar por aqui (Salvador)!!!
    Obrigada,
    Déa

    ResponderExcluir
  3. Déa, geralmente são importadas, clica em cima da foto das canetas e ver o nome da marca, beijos, toma que vc encontre por ai!

    ResponderExcluir
  4. Oi, Micheline, adorei a dica, vamos ver se encontro aqui no interiorrrr,
    bjos

    ResponderExcluir
  5. Oi, Micheline
    Já conhecia essa caneta através da Valéria Soares, mas não tinha ainda.
    Ontem sismei que tinha que comprar uma. Alguns comerciantes nem conheciam, mas na última loja que fui encontrei.
    Voltei pra casa feliz, não sabia onde riscar ainda, mas estava satisfeita.
    Meio desconfiada, meio São Tomé, risquei num cantinho de tecido e depois passei um pano úmido e funcionou! Oh coisa boa.
    Vale a pena comprar
    Bju

    ResponderExcluir
  6. Oi Micheline
    Procurei muito por essa caneta no Rio e não encontrei. Se alguém souber onde encontrar me avisa por favor.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  7. Oi Micheline!
    Eu uso essas canetas, não só para bordado, mas pra riscar o tecido, pra marcar o quilt, enfim, pra tudo! Uso mto o lado roxo, quando vou fazer quilt reto. A caneta é ótima! Só acho que dura muito pouco pelo preço. Por aqui em pago uns 9 reais a que tem duas pontas. A outra, só azul, é mais barato.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Oi Linda ... pois é depois que vc mesma me falou sobre esta caneta minha vida mudou ... como falo para o meu marido e amigos "Agora sou uma nova bordadeira" ... kkk ... uma maravilha!
    Obrigada pelas dicas ... vc é uma pessoa maravilhosa! ... e se precisar de alguma coisa é só me falar, estarei sempre por aqui para compartilhar os meus poucos conhecimentos ...
    Beijokas mil

    ResponderExcluir
  9. Bela dica essa das canetas e o teu trabalho é lindo. To morando no Rio de Janeiro há 4 meses, depois de 30 anos de São Paulo. Ai, que saudade da 25 de narço!!! beijo

    ResponderExcluir
  10. Olá, Adorei a dica das canetas. Nem sabia que existia. Vou procurar e espero testá-las em breve. Bjs

    ResponderExcluir
  11. MENINA ESTAVA LOUCA ATRAS DESSA CANETA PRECISO DE UMA URGENTE COMO COMPRO? NO SITE COMO PROCURO OU VC PODERIA COMPRAR PRA MIM EU TE MANDO O DIN E VC ME MANDA A CANETA DE DUAS PONTAS ME ESCREVA JKAMORETERNO@GMAIL.COM

    ResponderExcluir
  12. Eu uso direto esse tipo de caneta também, Mi!
    Costumo comprar a roxa, da marca Águia e ela vem com uma das pontas que é um tipo de "apagador"! Dura bastante tempo, vale a pena!!!

    ResponderExcluir
  13. Entrelinhas
    Praça Santos Dumont, 66
    Gávea, Rio de Janeiro
    21-22748890

    “Escondido numa pracinha no bairro da Gávea, encontramos um armarinho mágico, com tecidos lindos, linhas importadas e nacionais de todos os tons imagináveis, mais livros, tesouras, agulhas especiais e todos os apetrechos necessários.

    No segundo andar diariamente tem aulas de bordado e patchwork, muitos deles a venda, vale a visita, vocês irão se encantar!”

    Bjs
    Mabel Balthazar

    ResponderExcluir
  14. Adorei a dica...
    adoro seu trabalho, adoro qdo tem novidades.
    bjs

    ResponderExcluir
  15. quando comecei a fazer os panôs inspirada em vc, riscava com lapis grafite e apagava com a borracha, pq ainda não tenho muita prática, aliás nem bordo, faço pontilhados, mas uma amiga me deu essa dica e eu comprei a caneta mágica e ameeei, essa ai mesmo a que uso aqui em João Pessoa custa $15,00 na loja Ponto do Croche (centro)

    ResponderExcluir
  16. Oi meninas... Também preciso muito e pelos comentarios da Elo Bueno deve ser essa do link, será?! Pra quiltar meus trabalhos apanho muito pois o giz não sai... bjos

    ResponderExcluir
  17. http://ateliersamariquinha.blogspot.com.br/2011/01/uma-boa-dica.html?showComment=1406375821682#c2456531938755487897

    ResponderExcluir
  18. http://ateliersamariquinha.blogspot.com.br/2011/01/uma-boa-dica.html?showComment=1406375821682#c2456531938755487897

    ResponderExcluir