sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Vamos fazer um panô?

O fim do ano vem chegando e nada como presentear pessoas queridas com algo que nós mesmos fizemos. Esse PAP(Passo a passo) é um presente do blog para você que ainda não sabia o que fazer para presentear, ou mesmo andava pensado em vender algumas peças para ganhar um dinheirinho com as festas. Pois prepare-se para fazer panôs fofos, mesmo se você ainda não tem nenhum material de patchwork. Acrescente sempre uma pitada do seu talento pessoal às peças que aprende em revistas ou internet. Isso faz toda a diferença!Acrescentar sempre e não só copiar. Os panôs Samariquinha já são conhecidos e minha clientela adora.Agora crie o seu e me mande uma foto para michelinematos@yahoo.com.br. Vou mostrar aqui alguns ok?Vamos ao que interessa!

Material:
Papel craft para os moldes (Pode ser qualquer papel da sua preferência)
algodão cru (para a parte do meio do quadrinho)
2 tecidinhos de tricoline a sua escolha
Manta resinada R1(aquela que é fofinha de um lado só)
linha
maquina de costura
tesoura.

Modo de fazer:
Prepare os moldes no papel craft sendo 1 quadrado medindo 12x18 (já com o espaço da costura), outro medindo 5,5x12(para as larerais menores) e outro medindo 5,5x27(para as laterais maiores)
corte o algodão cru seguindo o tamanho do molde(melhor passar o tecidos antes de cortar, não faça como eu fiz esses amassadinhos)
corte as tiras das laterais, a maior e a menor

costure a parte do meio(algodão cru) com as duas partes menores
Agora costure as duas tiras maiores
Agora já temos um quadrinho.Apare as arestas de tecido que ficaram desiguais(as vezes ficam). Coloque esse quadrado em cima da manta resinada(com a parte de cima da manta fofinha pra cima.Detalhe:Corte o quadrado da manta deixando mais ou menos 1 centímetro de manta de cada lado.
Agora vamos preparar o sanduiche.Vire as tiras para dentro(use alfinetes pra segurar) encontre a costura e passe uma outra costura ali do ladinho.Faça isso primeiro na parte menor.Você vai precisar cortar o cantinho, onde finaliza a costura.Depois passe na tira maior que não necessita cortar o cantinho.
Depois de costurar a manta no tecido, passe o ferro(não muito quente.Passe uma costura zigue-zague em todo o panô.Assim a manta estará totalmente presa e você fica mais linvre para bordar ou aplicar algo na parte do meio.
No meu caso eu usei uns pontos da minha Janome e fiz os galhos de um jardim que ficará abaixo da frase que escolhi bordar. Depois de pronto o bordado, basta cortar o tecido que ficará na parte de trás do panô. Eu uso sempre uma das estampas que usei na frente.Costure direito com direito deixando um espaço sem costurar de mais ou menos uns 4 centimentros. Ao terminar a costura vire e passe o ferro mais uma vez.Veja que temos um buraco ali que precisa ser costurado.Essa dica da finalização já dei aqui.Lá mostro como fazer o acabamento final.Agora é só colocar a mão na massa e preparar os presentes de fim de ano.Escolha uma frase que combine com a pessoa presenteada.Não tem como não amar!Aguardo as fotos!Um novembro de luz para todos nós!

11 comentários:

  1. Oi querida Micheline

    Adorei essas dicas, pois não tinha nem noção, vou tentar fazer, e se ficar bom, mando a foto.

    Obrigada e um beijo carinhoso

    Regina Célia

    ResponderExcluir
  2. menina, você adivinhou meus pensamentos. Estou com uma porção de retalhos precisando de um destino. Adoro seu blog, adoro seus trabalhos, conheço sua terra, minha mãe é de Caririaçu, conhece? Fica na serra, uns 26km de Juazeiro. Obrigada por compartilhar conosco esse pap. beijo
    Berê

    ResponderExcluir
  3. Oi Micheline... não tinha ideia de como fazer um panô, obrigada por matar minha curiosidade. Com esse passo a passo não tem como errar, obrigada por dividir conosco. Te admiro muito pela pessoa que és, pelo talento, pela força. Desejo que sua semana seja abençoadíssima por Deus. Com carinho Regiane.

    ResponderExcluir
  4. Amei! Muito lindo mesmo. Vou ver se faço aqui e depois te envio a foto. Obrigada por nos ensinar uma coisa tão linda. Bjos
    Jamile

    ResponderExcluir
  5. Oi Mi, boa noite, parabéns por partilhar conosco suas peças maravilhosas, outro dia mostrei pra minha filha Babi, seus panôs fofos e pensei em lhe escrever pra pedir permissão pra tentar fazer algo parecido e então vc posta o pap, ensinando até o pulo do gato, obrigada por esta generosidade. Vou tentar fazer embora não saiba bordar nada. tenho acompanhado sua descoberta do jardim e fico feliz por vc, a felicidade e o amor a gente coloca onde estamos. Bjs, fique com Deus e uma ótima semana com muita criatividade.

    ResponderExcluir
  6. Muito fofo e uma bela idéia para presentear quem se ama! Bjooo.

    ResponderExcluir
  7. adorei a idéia!!!
    Vou fazer e te mandarei fotos!

    bj
    romelia.artesanatos( Flickr)

    ResponderExcluir
  8. Oieee, tenho visto seus trabalhos e gostaria de saber se aceita encomendas> Queria umas amofadinhas daquelas lindas que voce fas e de um panô, todos serão para o quarto de um bebe. Caso aceite, entre em contato comigo pelo aline.chaveiro@yahoo.com.br. Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adorei. Ótimo para principiantes na costura!

      Excluir
    2. Adorei. Ótimo para principiantes na costura!

      Excluir