quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Onde o meu trabalho me leva

Nem só de costura e bordado vive o meu trabalho.Eu me deleito no desenvolvomento de peças personalizadas porque elas me levam ao mundo do outro e muitas vezes me faz mergulhar dentro do meu próprio mundo, como aconteceu quando estava criando essas peças aqui, em 2009:
A história do casal que encomendou os travesseriros personalizados  me fez viajar com cores fortes e me fez voltar ao meu passado de 1998. A moça era bailarina de flamenco e ele músico. Comecei a ouvir música flamenca e fui parar ali de volta à Andaluzia. O texto abaixo foi retirado de um outro blog, só para vocês terem um idéia de como o meu trabalho consegue despertar meus sentidos.

 Para ler ouvindo Flamenco


Granada, Espanha com a Serra nevada ao fundo

Pesquisando no google, desenhos sobre flamenco, me vejo absorta num tempo que já amarelou velhas fotos. Um tempo em que existiam cadernos de sonhos e duas amigas ávidas por chão e letras. Amigas que escolhiam o destino abrindo livros que nem sagrados eram. Um tempo vivido, amado, chorado e escrito em terra espanhola. Decidimos conhecer Granada depois de abrir aleatoriamente o guia da Espanha. Éramos duas loucas na calçada de um convento em Salamanca entregando ao livro os nossos próximos passos, pois não tínhamos medo do destino e a vida era engolida em grandes goles, como deve ser na juventude.

A música agora me leva de volta a Granada. Eu pisei em solo Andaluz num dia de junho de 1998. Cheguei de trem, vindo da Estación Sans em Barcelona. Fazia pouco tempo que havia amanhecido e o dia ainda trazia aquela nevoa das primeiras horas. A estação pequena e o ar bucólico me deram certeza de pisar forte naquele novo lugar. Terra moura que aprendi amar em tão pouco tempo. A primeira surpresa foi avistar neve nos picos da Sierra Nevada. Para mim que vinha de terras tão áridas, ver os inúmeros tons de neve, mesmo que tão distantes, me encheu de surpresa e alegria.


Granada e suas casinhas brancas
 Em pouco tempo eu já via as ruelas de Granada da janela do quarto. Uma pensão para moças bem no centro da cidade, construída em 1928. Hoje pesquisando na Internet vejo foto da velha pensão que agora virou um simpático hotel. Olhando as fotos do hotel, posso ouvir meus passos no taco do corredor, abrindo a maçaneta da porta do banheiro coletivo. Essa caixa que temos chamada memória acende ou apaga tantas vontades...
Albaycin, bairro onde morei
Paco de Lucia me desviou da minha tarde de costura e me levou de volta a Andaluzia por alguns momentos...E lá estou subindo as ladeiras de Albaicin apreciando os jardins suspensos das casas brancas de Granada.
Minha amiga descansa em algum beco do céu e deve ainda escrever alguns versos no seu caderno de sonhos. Eu aqui vagueio com pernas bambas numa saudade sem peso, mas com muita cor, como as inúmeras mandalas que pintamos enquanto percorríamos a Espanha.

8 comentários:

  1. COMO SEMPRE O TRABALHO DE VOCÊS É UM SHOW. BEIJINHOS...

    ResponderExcluir
  2. O texto,me fez sentir+ou-entre meus sonhos de uma outra vida(na qual tenho certeza)ter morado lá, com um pouco,do alquimista do Paulo Coelho...mesmo nunca estando lá...sinto até o cheiro do lugar...interessante...beijos ...Dry Reis

    ResponderExcluir
  3. adoro o jeito que trabalha!!! vou adotar!!! e nossas mudanças, hien???
    beijos
    hum... quero uma almofa com cra de toscana!!!

    ResponderExcluir
  4. Micheline, é uma delícia olhar para seus trabalhos, meus olhos se iluminam com tanta beleza, delicadeza, doçura...
    Parabéns, parabéns, parabéns.
    Quando crescer (só se for lateral) quero fazer coisas lindas e delicadas como você. Juro que é uma inveja boa. Não conseguirei nunca chegar ao seu estágio.Bjs

    ResponderExcluir
  5. Oi Mi, que delícia seu texto, dá a sensação que tb estamos vendo e sentindo as mesmas impressões que vc descreve. Sei que vc consegue criar a Samariquinha que a gente sonha, foi assim comigo, meu travesseiro ficou melhor do que eu imaginei, parece que vc tem um anjinho que desenha em sua criatividade nossos desejos.Sua amiga deve estar velando por vc e feliz com seu sucesso. Prossiga com fé, sonhos e muita coragem, bjs, Madá.

    ResponderExcluir
  6. adorei as fronhas dos travesseiros...sinceramente vc é uma grande artista minha amiga!!!!!!
    sucesso sempre!!!!!!

    ResponderExcluir
  7. Nossa seu trabalho e sincebilidade sao divinos
    bjoe e parabens
    re

    ResponderExcluir
  8. Gostoso passar por aqui, encantar com seus trabalhos, e viajar neste lindo conto onde voce fala um pouco da sua vida.
    Ainda por cima, voce escreve muito bem.
    Um abraço mineiro

    ResponderExcluir